A embalagem e o consumidor

By 5 de novembro de 2013 Sem categoria No Comments

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Pra começar, vamos entender que a função de uma embalagem é basicamente guardar e proteger um produto. Mas ela vai além disso: A embalagem também serve para fazer a propaganda do produto, exteriorizar o que há dentro, seja através de cores, grafismos, e forma. Ela age no subconsciente do consumidor fazendo ele reagir ao que está vendo, fazendo ele entender para que aquele produto serve e depois se concretize a compra. Os aspectos visuais e de forma encontrados na embalagem serve como um complemento para que o que está na cabeça do consumidor sobre aquele produto, formado a partir de propaganda, se encaixe com o que ele está vendo e ele tenha uma reação satisfatória.

A embalagem influencia na compra chamando a atenção do consumidor, que vai identificar o produto que é vendido mesmo sem ele o ver e ela deve exteriorizar o produto para que o consumidor identifique através de forma, cor e texto para que serve aquele produto. Por isso é necessário a produção de uma embalagem que chame a  atenção, que seja diferente no ponto-de-venda e que informe o consumidor.

Muitas vezes o cliente só compra um produto por causa de sua embalagem. Seja para ele usar a embalagem depois ou só pelo motivo de ele achar ela mais interessante. A maioria das pessoas quando vai a um supermercado, já vai sabendo o que vai comprar, qual o produto e muitas vezes já vai sabendo que marca vai comprar. Quando ele chega lá, ele se depara com inúmeras mercadorias similares e, se o produto que ele estava em mente não tiver uma embalagem que chame sua atenção e descreva bem o que tem dentro, pode acontecer de ele escolher outro produto (mesmo que seja um produto mais “fraco”). Como a embalagem desse outro produto estava mais sugestiva, o cliente vai comprar, sem dúvidas.

O mais importante numa embalagem é o apelo motivacional que ela vai provocar no consumidor. Não se vende uma mercadoria, vende-se uma ideia, uma proposta para o cliente de que aquele produto vai satisfazer a necessidade dele. Nas prateleiras é assim, vence quem melhor convencer o cliente de que aquele produto é o ideal para ele.

Fonte: http://goo.gl/79ngdQ

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